Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • ROBERVAL DOS SANTOS  - PSDB
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    ROBERVAL DOS SANTOS
Data: 18/07/2017 Hora: 00:00:00
Câmara recebe a secretária de Assistência Social
Webline Sistemas

Lívia Suguihiro falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela secretaria e também de assuntos relacionados ao Centro de Convivência dos Idosos (CCI)

 

A secretária de Assistência Social, Lívia Lumiko Suguihiro, esteve na Câmara Municipal de Ibiporã para explanar sobre os trabalhos desenvolvidos pela secretaria e também de assuntos relacionados ao Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Abílio de Paula. A apresentação aconteceu na noite de segunda-feira (17), logo após a Sessão Ordinária, atendendo convite formulado pelo vereador Rafael da Farmácia (PSB).

Lívia Suguihiro começou sua explanação falando sobre a legislação vigente na área de Assistência Social. Lembrou que as proteções sociais, básica e especial, são ofertadas precipuamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), respectivamente, e também pelas entidades sem fins lucrativos de assistência social.

 

VEJA REPORTAGEM NA TV CÂMARA DE IBIPORÃ: https://youtu.be/VF2uv8disZc

 

O objetivo é prevenir situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O Cras é uma unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.

Os serviços ofertados são o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias; SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

O Cras Centro, localizado na Rua João Barreto, 105, tem em seu quadro 4 Assistentes Sociais (1 coordenadora), 1 Psicóloga, 2 Administrativos (1 coordenadora do CadÚnico), 6 estagiários de nível superior, 2 estagiários de nível médio e 3 serviços gerais.

Até maio deste ano, o Cras realizou os seguintes atendimentos: famílias em acompanhamento: 530, atendimentos particularizados: 1.478, famílias encaminhadas para inclusão no Cadastro Único: 49, famílias encaminhadas para atualização cadastral no Cadastro Único: 238, visitas domiciliares: 32 e benefícios eventuais: 246.

O Cras Gino Peretti, localizado na Rua Cianorte, 216, no Residencial Terra Bonita, conta com um quadro de 2 Assistentes Sociais (1 coordenadora), 1 Psicóloga, 1 Auxiliar Administrativo, 1 Tecnólogo de Gestão Pública, Estagiários de nível superior e 1 Educador Social.

Os atendimentos realizados até maio de 2017 foram estes: famílias em acompanhamento: 123, atendimentos particularizados: 792, famílias encaminhadas para inclusão no Cadastro Único: 25, famílias encaminhadas para atualização cadastral no Cadastro Único: 74, visitas domiciliares: 12 e benefícios eventuais: 153.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias. Realização de atendimentos em grupo é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Os Centros de Convivências são estes: SCFV Ambiental: Rua da Coruja, s/nº - Vila Esperança; SCFV Centro: Rua Ezequiel Jorge, 400 – Jd. Paraíso; SCFV San Rafael; Avenida dos Estudantes, 3000 – Jd. San Rafael; SCFV Taquara do Reino: Rua Vicente Alves, s/nº; Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula – Rua São Vicente de Paula, 75 – Jd. Semprebom.

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL – Os serviços de Proteção Social Especial (PSE) destinam-se a famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados e/ou ameaçados. São de dois níveis: média e alta complexidade.

O PSE Média Complexidade oferece atendimento especializado às famílias e aos indivíduos com seus direitos violados nas situações em que os vínculos familiares e comunitários não foram rompidos.

O Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – é unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e indivíduos que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Os serviços ofertados pelo Creas são: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

O Creas, localizado na Rua José Bonifácio, 870, no Jd. Paraíso, tem em seu quadro 2 Assistentes Sociais, 2 Psicólogas, 2 educadores sociais, 1 administrativo, 2 serviços gerais e 2 estagiários de nível superior.

O total de casos (famílias ou indivíduos) em acompanhamento pelo Paefi: 280, atendimentos individualizados: 27, famílias encaminhadas para o CRAS: 21, visitas domiciliares: 163, Em 2017, surgiram os seguintes casos novos: Crianças ou adolescentes vítimas de violência intrafamiliar (física ou psicológica): 7, Crianças ou adolescentes vítimas de abuso sexual: 6, Pessoas idosas: 4, PCD: 2, Mulheres: 3, LA: 8 e PSC: 7.

PSE ALTA COMPLEXIDADE – O atendimento e acolhimento em serviços especializados nas situações de violação de direitos quando os vínculos familiares e/ou comunitários foram rompidos, oferecendo os seguintes serviços: Serviço de Acolhimento Institucional, Abrigo institucional; Casa-Lar; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; e Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

A Casa-Lar São Francisco de Assis conta com o seguinte quadro: 1 Coordenadora / Assistente Social, 1 Psicóloga, 4 cuidadores / educadores sociais, 1 cozinheira, 1 serviços gerais e 2 vigias.

A Família Acolhedora, criada pela Lei Municipal 2.824/2016, Decreto 170 de 28/03/2017, tem atualmente 8 crianças acolhidas em 3 famílias.

A Rede Não Governamental é formada por Centro Cultural Espaço Vida, Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família – APMIF, Núcleo Assistencial Alimentação Maior – Nalma, Senhoras Voluntárias Santa Isabel, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – Apadevi, Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã – Apasi e Lar Padre Leone.

 

OUÇA NA ÍNTEGRA A APRESENTAÇÃO DA SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZADA NO DIA 17/07/2017 NA CÂMARA MUNICIPAL DE IBIPORÃ ACESSANDO O LINK ABAIXO NA NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA - ÁUDIO:

 

http://www.cmibipora.pr.gov.br/index2.php?pag=T0RnPU9EUT1PR1k9T0dFPU9UYz1PVEE9T0RnPU9HWT1PVGc9T1dZPU9XRT0=&categoria=75&tipo=Audios&galeria=362

 

 

SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 17-07-2017 (1).JPGSECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 17-07-2017 (2).JPGSECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 17-07-2017 (3).JPG

 

Arquivos para Download

SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 18-07-2017 00:00:00