Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • ROBERVAL DOS SANTOS  - PSDB
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    ROBERVAL DOS SANTOS
Data: 24/10/2017 Hora: 00:00:00
Professor Abreu quer utilidade pública para Acarei
Webline Sistemas

Projeto de Lei que reconhece a Associação de Capoeira da Região de Ibiporã foi aprovado por unanimidade pelos vereadores

 

A Câmara Municipal de Ibiporã aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 010/2017-LE, de autoria do vereador Professor Abreu (PSC), que declara de utilidade pública a Associação de Capoeira da Região de Ibiporã – Acarei.

Segundo autor do PL, a Acarei foi criada em 20/12/2001 e desde então realiza significativas e relevantes atividades, corroborando com a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da nossa Cidade, levando essa arte a cerca de 5 mil alunos de todas as regiões do município de Ibiporã.

 

Veja reportagem completa na TV Câmara de Ibiporã no YouTube - https://youtu.be/O7-UQSaLljs

 

“O ensino das Artes tem um papel muito importante na formação integral do aluno, já que são capazes de transformar o estudante por meio da magia, da fantasia, da descoberta e da aventura, possibilitando o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade desde os primeiros anos de vida da criança”, explicou o  vereador Professor Abreu.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as aulas de Artes devem contemplar atividades que envolvam as 4 (quatro) linguagens existentes, são elas: A música, o teatro, a dança e as artes visuais.

Apesar da recomendação dos PCNs, as instituições de ensino tinham o dever de incluir somente aulas de música ao espaço destinado às artes.  Mas, com a recente sanção do Governo Federal através da Lei 13.278/2016, as escolas públicas e privadas têm, a partir da publicação da referida lei, cinco anos para incorporar aulas de teatro, artes visuais e dança ao currículo do ensino básico brasileiro, contemplando a Educação Infantil e os Ensinos Fundamental e Médio.

Diante da importância do aprendizado artístico, que contribui diretamente para o desenvolvimento integral dos alunos, o projeto “Integrando e Educando – Capoeira e Artes” se propõe a oportunizar verdadeiros ganhos em incluir a música, o teatro, a dança e as artes visuais à vasta experiência do ensino da capoeira pela Acarei.

“Portanto, este Projeto tem uma função muito importante, que vai além do ‘jogar a capoeira’, do ato de dançar, de cantar e de expressar, vez que busca resgatar a origem, a identidade de um povo, seu valor cultural e histórico, a autoestima e a cidadania”, ressaltou o vereador Professor Abreu.  

 

 

Arquivos para Download

PROJETO DE LEI 010-2017

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 24-10-2017 00:00:00